Header Ads Widget

Responsive Advertisement

Cálculo Mental: técnicas para turbinar seu cérebro | Portuguese

Cálculo Mental: técnicas para turbinar seu cérebro

Publisher Fabiano Meira de Moura Luz
Course Length 32 mins
Course Language Portuguese

Description


Há alguns dias abri um livro de matemática védica e depois de alguns minutos de leitura, aprendi como elevar 85 ao quadrado, mentalmente, mais rápido do que eu conseguiria usando uma calculadora [Você conseguiria?]. Achei interessante, mas pensei: essa técnica só serve para casos muito particulares [dezenas terminadas em 5]. Nas páginas seguintes, vi que eu poderia usar a mesma técnica para descobrir o quadrado de 86 ou 87, decompondo 86 como 85+1 ou 87 como 85+2 e então usar a técnica que acabara de aprender. A essa altura, comecei a achar a coisa um pouco mais interessante e terminei a leitura do livro na mesma noite.
Na manhã seguinte, acordei capaz de multiplicar 888888888 por 999999992, usando papel e caneta, mais rápido do que usando a calculadora [na verdade nem cabe todos os dígitos do resultado dessa multiplicação na tela do meu celular ou da calculadora]. É verdade que a técnica também e um caso particular que só serve para números com dígitos próximos de 10, como 8 ou 9, mas tente fazer isso na calculadora do celular.  
Como estava em férias [escrevo isso no meu último dia de folga ☹], depois desse primeiro livro, li outros quatro, em inglês, e estou cada vez mais empolgado em aumentar minhas habilidades de calculo mental, então se você me ver pela rua meio distraído, provavelmente seja porque eu estou tentando resolver mentalmente, algo como 86x97, ou 86542+89725... Sei que estes não são cálculos muito impressionantes, pois algumas pessoas conseguem fazer operações bem mais impressionantes numa velocidade espantosa, mas eu estou humildemente feliz com meus resultados até agora.
Como sou professor e gosto de ensinar tudo o que eu aprendo, resolvi gravar em vídeo as explicações que aprendi nesses cinco livros [tenho mais alguns na lista]. Tenho certeza que você vai se divertir muito aprendendo e treinando as técnicas de cálculo mental dessas onze aulas que gravei até agora e com as outras tantas que pretendo gravar nos próximos finas de semana [as férias acabaram].
Caso você fique com alguma duvida durante o curso, não hesite em me perguntar, aqui mesmo pela Udemy, ou no nosso grupo no WhasApp.

Um abraço, divirta-se e nos vemos no curso!
Who is the target audience?
  • Este curso é indicado para qualquer pessoa interessada em aumentar sua capacidade de realizar cálculos mentalmente ou usando papel e caneta.
  • As habilidades desenvolvidas nesse curso são de especial interesse de estudantes que estejam se preparando para concursos, olimpíadas e vestibulares




Take Course






Post a Comment

0 Comments